O que assistir durante a semana

Luís Araújo

Tem título da NCAA para ser definido nesta semana. Mas há ainda definições para os playoffs, confronto direto entre os dois candidatos a líder do Leste e uma forte possibilidade de acompanharmos Russell Westbrook fazendo história.

A lista completa de jogos que serão exibidos na TV e algumas sugestões para o League Pass aparecem a seguir, tudo devidamente. Os horários são sempre de Brasília, e os visitantes aparecem antes dos mandantes na ordem dos confrontos.


Segunda-feira

Portland Trail Blazers x Minnesota Timberwolves (SporTV)
Horário: 20h
Por que assistir? Para quem fizer muita questão de ver NBA, esse jogo será a única alternativa. Não tem mais jogo no dia além desse. Vale ficar de olho na resposta do Blazers, que tem seis vitórias seguidas e venceu nove das últimas dez partidas, mas que terá de se virar sem Jusuf Nurkic. Um dos grandes responsáveis pela evolução do time desde o “All-Star Game”, o pivô bósnio está fora até o fim da temporada regular por ter fraturado um osso da perna direita.

Final da NCAA – Gonzaga x North Carolina (ESPN)
Horário: 22h
Por que assistir? Vale título, o que já é um bom motivo para se acompanhar. North Carolina busca ser campeão pela sexta vez, ao passo que Gonzaga nunca chegou tão longe. Para quem quiser ver futuros jogadores da NBA, os dois times têm alguns nomes que podem aparecer no próximo Draft. Zach Collins, pivô de Gonzaga, e Justin Jackson, ala de North Carolina, parecem ser os mais bem cotados, mas ainda há outros nomes projetados para a segunda rodada, como Nigel Williams-Goss (armador de Gonzaga) e Isaiah Hicks (ala-pivô de North Carolina).


Terça-feira

Milwaukee Bucks x Oklahoma City Thunder (ESPN)
Horário: 21h
Por que assistir? O Bucks conta com Giannis Antetokounmpo, que é sempre interessante de se acompanhar, e tem jogado muito bem desde o “All-Star Game”. Mas o motivo pelo qual esse pode ser um jogo que vai ficar na história é outro. Se Russell Westbrook fizer triplo-duplo, será o 41º dele na temporada, o que igualaria a marca de Oscar Robertson em 1961/62.

Memphis Grizzlies x San Antonio Spurs (SporTV)
Horário: 21h30
Por que assistir? O Grizzlies ganhou dois dos três confrontos anteriores com o Spurs na temporada, mas caiu de produção desde o “All-Star Game”. A defesa, que vinha sendo uma força da campanha da equipe até fevereiro, é uma das dez menos eficientes da NBA desde então. Ainda que seja difícil sair da sétima posição do Oeste e conquistar uma posição melhor, vale a pena ficar de olho se o Grizzlies consegue voltar a dar algum sinal animador de força antes dos playoffs.

Minnesota Timberwolves x Golden State Warriors (ESPN)
Horário: 23h30
Por que assistir? O Timberwolves já não luta mais por playoffs nesta temporada, mas também não pode dizer que está de férias. Tom Thibodeau vai aproveitar até o último jogo para desenvolver seus jovens jogadores e, principalmente, seu sistema defensivo. Pegar o líder do Oeste é sempre um bom teste para isso. No último encontro, o time de Minnesota venceu. Mas o Warriors parece ter melhorado muito desde então é defende uma série de 11 vitórias consecutivas.


Quarta-feira

Miami Heat x Charlotte Hornets (League Pass)
Horário:
20h
Por que assistir? É uma boa entrada para o que vai vir mais para a frente na noitada. O Heat reagiu bastante nos últimos meses depois de um começo ruim de temporada, mas precisa continuar conquistando vitórias agora nesta reta final para coroar esse processo com a vaga nos playoffs. Em meio a uma briga tão parelha com outros concorrentes, qualquer tropeço pode custar caro demais. E o Hornets ainda sonha em chegar lá, apesar de se encontrar em posição mais difícil e de praticamente não ter mais margem de erro até o fim da temporada regular.

Oklahoma City Thunder x Memphis Grizzlies (SporTV)
Horário: 21h
Por que assistir? Vale mais ou menos pelos mesmos motivos do jogo anterior do Thunder. Pode ser o jogo em que ele vai igualar ou passar a marca de Oscar Robertson de 41 triplos-duplos em uma temporada. E como dito anteriormente, a defesa do Grizzlies não anda lá essas coisas.

Cleveland Cavaliers x Boston Celtics (ESPN)
Horário: 21h
Por que assistir? É o duelo entre os dois líderes do Leste e que pode determinar quem vai acabar a fase de classificação em primeiro. O Cavs venceu dois dos três confrontos diretos anteriores, mas atravessa sua pior fase da temporada. É uma chance que o Celtics precisa aproveitar de qualquer jeito. A derrota sairia caro demais. Não só por poder resultar na perda da primeira posição, mas também porque garantiria a LeBron e companhia a vantagem no desempate caso as campanhas terminem iguais.

Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers (ESPN)
Horário: 23h30
Por que assistir? O Clippers precisa da vitória para a sua briga pelo mando de quadra na primeira rodada dos playoffs. O time ainda passa por alguma instabilidade depois do “All-Star Game”, sobretudo defensivamente, e busca resgatar a melhor forma antes de entrar na parte mais importante da temporada. O Mavericks já está eliminado, mas talvez consiga entregar um bom teste. Rick Carlisle tem feito algumas coisas interessantes, principalmente testando formações bem baixas. Uma coisa que virou comum é o uso de Dirk Nowitzki como pivô. Será curioso observar o efeito que isso pode causar, para o bem e para o mal, diante de DeAndre Jordan do outro lado.


Quinta-feira

Milwaukee Bucks x Indiana Pacers (League Pass)
Horário: 20h
Por que assistir? Não promete grande coisa, mas talvez acabe funcionando como aperitivo para o resto da rodada. O Pacers abriu a semana carregando quatro derrotas consecutivas e sete nos últimos dez jogos. É um time obviamente cheio de problemas neste momento da temporada e que precisa ganhar para conseguir entrar nos playoffs. Só que o Bucks está em alta depois do “All-Star Game”, tanto que subiu já para o quinto lugar do Leste, e venceu os outros três confrontos diretos com o Pacers.

Boston Celtics x Atlanta Hawks (League Pass)
Horário: 21h
Por que assistir? É um confronto que pode se repetir na primeira fase dos playoffs. Isso se o Hawks chegar lá, claro. Mais ou menos como o Pacers, o time de Atlanta também passa por péssimo momento nesta reta final de temporada regular, tendo iniciado a semana com oito derrotas em dez jogos. A ausência de Paul Millsap foi bastante sentida, pesando bastante para esse declínio. Agora que ele está de volta, o Hawks precisa urgentemente do seu principal jogador para não deixar a vaga nos playoffs escapar. Já o Celtics, que terá encarado o Cavs no dia anterior, briga pela liderança do Leste e também não pode tropeçar.

Minnesota Timberwolves x Portland Trail Blazers (League Pass)
Horário: 23h30
Por que assistir? É o último da noite, entre os mesmos times que se encaram na segunda. Vale a pena assistir mais ou menos pelos mesmos motivos. Mas quem quiser deixar para lá e ver qualquer outra coisa não sairá perdendo tanto assim.


Sexta-feira

Miami Heat x Toronto Raptors (League Pass)
Horário: 20h30
Por que assistir? É um encontro entre duas das melhores defesas da NBA desde o “All-Star Game”. Existe até uma chance de os dois times se cruzarem na primeira rodada dos playoffs, o que repetiria a semifinal do Leste do ano passado. No último mês, houve dois confrontos diretos, com uma vitória para cada lado. No jogo em que o Raptors ganhou, DeMar DeRozan anotou 40 pontos. No que deu Heat, ele fez 17 e foi limitado a apenas cinco arremessos certos em 16 tentados.

San Antonio Spurs x Dallas Mavericks (ESPN)
Horário: 21h30
Por que assistir? O Spurs será o segundo do Oeste, o Mavericks já está eliminado. Não existe muito mais motivação para ambas as partes nesta reta final de temporada. Mas dificilmente será perda de tempo acompanhar Kawhi Leonard, que briga pelo MVP, e Dirk Nowitzki. Vai saber quando o alemão resolverá parar de jogar, então é bom aproveitar enquanto ainda é possível.

Oklahoma City Thunder x Phoenix Suns (League Pass)
Horário: 23h
Por que assistir? Vale a pena só por causa de Russell Westbrook. Se ele ainda não tiver igualado ou superado o recorde de Oscar Robertson, então pode ser que essa partida testemunhe algo histórico. Se a marca histórica já tiver sido alcançada, aí talvez valerá a pena ficar de olho no comportamento dele em quadra. Será que o apetite continuará o mesmo ou vai diminuir?


Sábado

Miami Heat x Washington Wizards (League Pass)
Horário: 20h
Por que assistir? Um dia depois de pegar o Raptors, o Heat terá pela frente uma outra força do Leste. Não é uma tabela fácil, definitivamente. Pode até servir para complicar a missão de chegar aos playoffs. Mas deve ser interessante observar mais uma vez como que esse time tecnicamente limitado, mas tão bem treinado, se sai contra um adversário forte.

Los Angeles Clippers x San Antonio Spurs (ESPN)
Horário: 21h30
Por que assistir? Teoricamente, seria um bom teste de força para o Clippers às vésperas dos playoffs. No começo da temporada, quando vivia ótimo momento, o time de Los Angeles impôs uma das piores derrotas que o Spurs teve em todo o campeonato. Só que os comandados de Gregg Popovich terão jogado no dia anterior, o que aumenta a chance de alguém acabar sendo poupado. Neste caso, aí talvez seja curioso observar como se sairão alguns jogadores do banco com uma carga de responsabilidade maior. Mais ou menos como aconteceu na vitória do último domingo, sobre o Utah Jazz.

Utah Jazz x Portland Trail Blazers (SporTV)
Horário: 23h
Por que assistir? O Jazz luta para ficar em quarto e ter o mando de quadra na primeira rodada dos playoffs. Para isso, não pode nem pensar em perder, já que a vantagem em caso de empate entre as campanhas seria do Clippers. Mas o Blazers virou um dos melhores times do Oeste nos dois lados da quadra depois do “All-Star Game” e ainda precisa se garantir na zona dos playoffs. Sem Nurkic, como será que o time vai se comportar contra Rudy Gobert? Será que Meyers Leonard conseguirá arrastar o francês para longe da cesta.


Domingo

Cleveland Cavaliers x Atlanta Hawks (League Pass)
Horário: 16h30
Por que assistir? O problemático Hawks continuará a sua tentativa de deixar de ser tão problemático assim às vésperas dos playoffs diante de um outro concorrente ao topo do Leste, dias depois de encarar o Celtics. Pode ser interessante continuar observando se esse time conseguirá reagir e se sustentar entre os oito melhores do Leste mesmo em meio a uma tabela complicada. Mas não deixa de ser curioso também ficar de olho em como o Hawks pode afetar a briga pela liderança da conferência.

Oklahoma City Thunder x Denver Nuggets (League Pass)
Horário: 18h
Por que assistir? Vale a pena ficar de olho em Russell Westbrook pelos mesmos motivos apontados nas partidas anteriores do Thunder. Mas não é só isso. Também será interessante observar o Nuggets, que luta ainda pelo oitavo lugar do Oeste, mas que perdeu os outros dois duelos que fez com o Thunder na temporada.

Minnesota Timberwolves x Los Angeles Lakers (League Pass)
Horário: 22h30
Por que assistir? É o último do dia. Só por isso aparece aqui. Se o Lakers aprontar alguma coisa, como fez com o Grizzlies no último domingo, ótimo. Karl-Anthony Towns e Ricky Rubio são capazes de entregar ótimas atuações sempre que entram em quadra. Mas é difícil que alguém saia perdendo se passar reto por esse jogo.

Tags: , ,

COMPARTILHE