O que assistir durante a semana

Luís Araújo

Os próximos dias nos reservam partidas envolvendo os líderes das duas conferências da NBA, definições importantes da fase de classificação do NBB e Final Four da NCAA.

A lista completa de jogos que serão exibidos na TV e algumas sugestões para o League Pass aparecem a seguir, tudo devidamente. Os horários são sempre de Brasília, e os visitantes aparecem antes dos mandantes na ordem dos confrontos.


Segunda-feira

San Antonio Spurs x Cleveland Cavaliers (SporTV)
Horário: 21h
Por que assistir? O primeiro encontro entre os times, que aconteceu em Cleveland no dia 21 de janeiro, foi um dos melhores da temporada até agora. O Spurs não contou com Pau Gasol e Tony Parker, mas viu Kawhi Leonard marcar 41 pontos e venceu na prorrogação. Neste reencontro, o Cavs precisa muito da vitória para se manter na liderança do Leste e não ser ultrapassado pelo Boston Celtics. Só que o time vem tendo sérios problemas para conter seus oponentes ultimamente, com a segunda defesa menos eficiente da liga desde o “All-Star Game” — à frente apenas do Los Angeles Lakers. Algo que não é nem um pouco animador para quem vai encarar uma potência como o Spurs, convenhamos.

New Orleans Pelicans x Utah Jazz (League Pass)
Horário: 23h30
Por que assistir? As seis vitórias nos últimos oito compromissos, incluindo uma sobre o Houston Rockets e outra sobre o Memphis Grizzlies, indicam que as coisas têm melhorado para o Pelicans. De fato, a equipe parece estar entendendo cada vez mais como explorar Anthony Davis e DeMarcus Cousins dentro de quadra. Encarar o Utah Jazz, que luta por mando de quadra na primeira rodada dos playoffs e tem uma das melhores defesas da temporada, será um bom teste para essa evolução — apesar de o time de Salt Lake City vir de quatro derrotas em cinco partidas.


Terça-feira

Miami Heat x Detroit Pistons (League Pass)
Horário: 20h30
Por que assistir? Há jogos muito mais interessantes para se ficar de olho nesta rodada. Mas enquanto eles não começam, esse duelo em Detroit entre dois times que ainda brigam por playoffs no Leste pode ser um bom aperitivo. O Heat tem uma das defesas mais eficientes da temporada e uma das melhores campanhas da NBA depois do “All-Star Game”. É um desafio que prometer duro para um time como o Pistons, dono de um dos cinco piores ataques da liga neste período pós “All-Star Game”.

Golden State Warriors x Houston Rockets (League Pass)
Horário: 21h
Por que assistir? São duas grandes potências do Oeste, donas dos ataques mais eficientes da temporada. Também são dois dos cinco times que mais tentam bolas de três por partida e que sabem usar muito bem esse tipo de ferramenta para abrir espaços nas defesas adversárias. Vai ser uma surpresa e tanto se esse jogo não for interessante. Nos dois confrontos diretos até agora, cada um venceu um.

Denver Nuggets x Portland Trail Blazers (League Pass)
Horário: 23h
Por que assistir? É um confronto direto pelo oitavo lugar do Oeste. O Nuggets ficou um bom tempo dentro da zona de classificação para os playoffs, mas viu o Blazers se aproximar nas últimas semanas e acabou até sendo desbancado. Um outro fator que torna essa partida especial é o fato de ser a primeira entre as equipes depois da troca que fizeram em fevereiro, envolvendo Mason Plumlee e Jusuf Nurkic. Será especialmente curioso acompanhar o impacto dos dois em quadra. Dos outros três duelos entre os times na temporada, dois foram vencidos pelo Blazers. Esse é mais um motivo pelo qual a vitória seria fundamental para o Nuggets, já pensando no desempate caso as campanhas terminem iguais.


Quarta-feira

Milwaukee Bucks x Boston Celtics (League Pass)
Horário: 20h30
Por que assistir? O Bucks entrou na semana com 12 vitórias e seis derrotas desde o “All-Star Game”, campanha que só fica atrás das de San Antonio Spurs e Golden State Warriors neste mesmo período. É um time que pode incomodar bastante o Celtics, que precisa de cada vitória que puder conquistar para levar a melhor sobre o Cleveland Cavaliers na luta pela liderança do Leste.

Golden State Warriors x San Antonio Spurs (ESPN)
Horário: 22h30
Por que assistir? São os dois líderes do Oeste, o que por si só já é um enorme atrativo. Desde que ninguém poupe jogadores importantes desta vez, é claro, que foi o que aconteceu no encontro mais recente. O único duelo até agora em que ambos jogaram com o que tinham de melhor foi na estreia da temporada regular. O Spurs venceu fácil o Warriors, que sofreu bastante com a sua defesa, que demorou um tempo para alcançar o bom nível que apresenta hoje em dia. Só que o time de San Antonio só conseguiu emplacar mesmo no jogo quando Pau Gasol foi sacado e Dewayne Dedmon teve mais espaço. Hoje o espanhol virou reserva. De qualquer maneira, será curioso acompanhar que tipo de impacto ele terá quando pisar em quadra.

Washington Wizards x Los Angeles Clippers (League Pass)
Horário: 23h30
Por que assistir? A virada sofrida para o Sacramento Kings no último jogo voltou a colocar algumas dúvidas sobre o Clippers. Não quer dizer que antes disso as coisas estivessem às mil maravilhas. O time vinha de quatro vitórias em cinco jogos, mas essa série incluiu o Cleveland Cavaliers desfalcado de suas estrelas, o New York Knicks e o Los Angeles Lakers. O único triunfo que chamou a atenção mesmo ocorreu sobre o Utah Jazz, com quem briga cabeça a cabeça pelo quarto lugar do Oeste. É por isso tudo que será curioso observar como o Clippers irá se portar diante de um adversário forte como o Wizards.


Quinta-feira

Mogi das Cruzes x Bauru (SporTV)
Horário: 19h30
Por que assistir? É um confronto entre times que têm duas das defesas mais fortes do NBB e que brigam na parte de cima da tabela de classificação. Mogi das Cruzes ainda sonha com a liderança, mas precisa da vitória mesmo para poder se consolidar em segundo lugar e ficar fora do alcance da turma que vem em seguida. Já Bauru busca se manter no G4, à frente de Franca (que tem campanha idêntica), e ainda poder lutar pelo terceiro lugar na última rodada.

Cleveland Cavaliers x Chicago Bulls (League Pass)
Horário: 21h
Por que assistir? O Bulls tem feito alguns jogos bons e outros muito ruins, não à toa corre sério risco de perder os playoffs pelo segundo ano consecutivo. O Cavs também tem passado longe de brilhar nas últimas semanas — apresenta a segunda defesa menos eficiente da NBA desde o “All-Star Game”, vale lembrar. É um jogo que passa longe de ser considerado imperdível, mas que pode acabar se tornando interessante. Um outro ingrediente importante acerca da partida é o fato de o Cavs ainda não ter vencido o Bulls nesta temporada.

Houston Rockets x Portland Trail Blazers (League Pass)
Horário: 23h30
Por que assistir? O ataque do Rockets é o mais eficiente da NBA desde o “All-Star Game”. O Blazers, o quinto — pelo menos até o início da semana. Além disso, o time de Portland conseguiu dar nas últimas semanas um salto na produção defensiva, algo que vinha sendo um problema enorme para a equipe desde a temporada anterior. Será o suficiente para brecar um oponente como o Rockets e conseguir uma vitória que seria muito importante para a briga pelo oitavo lugar do Oeste?


Sexta-feira

Philadelphia 76ers x Cleveland Cavaliers (League Pass)
Horário: 20h30
Por que assistir? Será um bom aperitivo para o restante da noite acompanhar Dario Saric em ação. O Cavs é um time de ponta e provavelmente vai ganhar, mas tem uma das piores defesas da NBA desde o “All-Star Game”, o que pode acabar sendo um prato cheio para mais uma atuação especial do croata.

San Antonio Spurs x Oklahoma City Thunder (ESPN)
Horário: 21h
Por que assistir? Qualquer jogo envolvendo Russell Westbrook até o fim da temporada regular merece atenção. Não é sempre que vemos alguém ter a oportunidade de alcançar o recorde de Oscar Robertson de triplos-duplos em um mesmo campeonato e terminá-lo com médias de dois dígitos em três fundamentos. Diante do Spurs, ele terá o desafio de registrar o feito contra a melhor defesa da NBA. Esse será o terceiro duelo entre os times na temporada. No primeiro, o Thunder perdeu e Westbrook não conseguiu um triplo-duplo. No mais recente, porém, ele conseguiu e levou sua equipe à vitória. Foi no mesmo jogo em que Kawhi Leonard sofreu uma pancada na cabeça e perdeu a reta final do embate, mas Gregg Popovich afirmou que o Spurs não estava conseguindo marcar direito naquela oportunidade e perderia de qualquer maneira.

Washington Wizards x Utah Jazz (League Pass)
Horário: 22h
Por que assistir? São dois times fortes em suas respectivas conferências. O Jazz conta com uma das defesas mais eficientes da temporada, mas o Wizards tem um sistema ofensivo que pode causar muitos estragos quando John Wall consegue encontrar espaços para atacar o garrafão. Do outro lado da quadra, será interessante acompanhar a marcação em cima de Gordon Hayward, que costuma ser quem fica mais tempo com a bola nas mãos para construir as jogadas do time de Salt Lake City. Será que Wall acabará sendo o encarregado de acompanhá-lo? Também vale a pena ficar de olho na batalha dos rebotes, fundamento que o Jazz dominou no primeiro encontro com o Wizards e que foi fundamental para a vitória naquela ocasião.

Houston Rockets x Golden State Warriors (ESPN)
Horário: 23h30
Por que assistir? Tudo o que foi dito sobre o duelo de terça entre esses dois times continua valendo por aqui. É uma sorte poder ver dois jogos entre Rockets e Warriors em uma mesma semana. A não ser, é claro, que alguém resolva poupar os principais jogadores, né? Vai saber.


Sábado

Mogi das Cruzes x Franca (Band)
Horário: 14h
Por que assistir? É o jogo da última rodada da fase de classificação. Ainda que a liderança não esteja mais ao seu alcance, Mogi das Cruzes pode entrar em quadra ainda precisando vencer para garantir o segundo lugar. E mesmo se já estiver com essa vice-liderança consolidada, a partida tem tudo para ter clima de decisão para Franca, que luta por um lugar entre os quatro melhores — o que permitiria entrar nos playoffs já nas quartas de final, pulando as oitavas. Além disso tudo, o jogo não deixará de ser um bom termômetro para a evolução francana ao longo do segundo turno, já que foi presa fácil para o rival no primeiro encontro entre os times no campeonato.

Atlanta Hawks x Chicago Bulls (SporTV)
Horário: 18h
Por que assistir? O Bulls precisa da vitória para não se distanciar da briga por um lugar nos playoffs do Leste. O Hawks tem campanha melhor e provavelmente terminará entre os oito melhores da conferência, mas atravessa, tanto que iniciou a semana carregando uma série de sete derrotas consecutivas. O Bulls tem problemas ofensivos desde a primeira metade da temporada e vai encarar uma das melhores defesas da liga, mas o Hawks é dono do ataque menos eficiente desde o “All-Star Game”. Há uma boa chance de acompanharmos um duelo mais ou menos igual e curioso. O nível dele já é uma outra história.

Final Four da NCAA (ESPN +)
Horário: 19h
Por que assistir? Primeiro jogam South Carolina e Gonzaga. Depois, Oregon e North Carolina. Para quem quiser ver futuros jogadores da NBA, os quatro times têm alguns nomes que podem aparecer no próximo Draft. Zach Collins, pivô de Gonzaga, e Justin Jackson, ala de North Carolina, parecem ser os mais bem cotados, mas ainda há outros nomes projetados para a segunda rodada, como Nigel Williams-Goss (armador de Gonzaga), Isaiah Hicks (ala-pivô de North Carolina), PJ Dozier (armador de South Carolina), Sindarius Thornwell (ala-armador de South Carolina), Jordan Bell (ala-pivô de Oregon), Chris Boucher (pivô de Oregon) e Dillion Brooks (ala de Oregon). Para quem gosta de torcer por azarões, esse Final Four é um prato cheio. Tirando North Carolina, que busca o seu sexto título, os outros três concorrentes não estão acostumados a aparecer entre os quatro melhores da NCAA. Gonzaga e South Carolina nunca chegaram tão longe. Já Oregon está de volta a essa fase pela primeira vez desde 1939, quando conquistou seu único título.

Sacramento Kings x Minnesota Timberwolves (ESPN)
Horário: 21h
Por que assistir? Só dois times que já ficaram para trás na briga por playoffs, mas que ainda são capazes de entregar um duelo atraente. Isso já foi dito algumas vezes por aqui sobre o Timberwolves, que provavelmente vai continuar levando bastante a sério essa reta final de temporada, buscando continuar desenvolvendo suas jovens promessas. Mas o Kings também vem fazendo algumas coisas boas ultimamente, como a virada no fim sobre o Los Angeles Clippers no último domingo. Além disso, vale a pena ficar de olho em Buddy Hield, que tem ficado cada vez mais interessantes nas últimas semanas.


Domingo

Boston Celtics x New York Knicks (ESPN)
Horário: 14h
Por que assistir? O Knicks tem um monte de problemas em quadra, já ficou muito para trás da turma que luta por playoffs e teoricamente não tem muito mais o que fazer nesta reta final de temporada, mas é um time que vira e mexe consegue fazer jogos duros com adversários muito mais fortes — ainda que tenha perdido a maioria no fim das contas. Será que o Celtics, que luta pela liderança do Leste e que não pode perder a chance de vencer oponentes mais fracos, terá problemas?

Charlotte Hornets x Oklahoma City Thunder (SporTV)
Horário: 16h
Por que assistir? Quem vê o Hornets lá atrás na tabela de classificação do Leste pode imaginar que se trata de uma porcaria de time, mas não é bem assim. No ranking de “Net Rating”, por exemplo, a equipe tem um saldo de exatamente 1,0 ponto, com médias de 106,2 pontos anotados a cada 100 de posses de bola e 105,2 sofridos. Todos esses números são melhores do que o Thunder apresenta na temporada, o que já ajuda a mostrar o quanto não seria absurdo esperar um confronto igual entre essas duas equipes. O que tem prejudicado bastante o Hornets é o fato de ter rendimento muito ruim em jogos que chegam ao fim equilibrados. Até o início da semana, foram só 20 vitórias nos seus 47 jogos que entraram na situação “clutch” (em que a diferença no placar chega a ser de cinco ou menos pontos nos cinco minutos finais).

Utah Jazz x San Antonio Spurs (ESPN)
Horário: 16h30
Por que assistir? É um duelo que coloca frente a frente duas das defesas mais eficientes da liga. Os times se enfrentaram duas vezes até agora na temporada, ambas em novembro. Cada um venceu uma vez. Mas um ponto em comum que essas partidas tiveram foi a participação discreta de Rudy Gobert, pelo menos na produção ofensiva, já que ele acabou finalizando bem menos do que está acostumado neste campeonato, e tem sido possível ver o quanto o Jazz fica mais forte nos jogos em que consegue ter o francês aproveitando bolas ao redor do aro para colocá-las dentro da cesta. Além de observar essa questão, será curioso acompanhar o tipo de impacto que Gobert terá defensivamente, já que o Spurs tem armas o suficiente para conseguir fugir dele na hora em que estiver atacando.

Washington Wizards x Golden State Warriors (League Pass)
Horário: 21h
Por que assistir? É o duelo mais interessante dos que começam à noite, que reúne o time de melhor campanha da temporada e uma das forças do Leste. No primeiro confronto entre as equipes na temporada, em Washington, o Wizards viu Bradley Beal pegar fogo no começo, abriu vantagem larga, permitiu uma reação do adversário mais tarde, mas conseguiu se segurar no fim e sair de quadra com a vitória. Foi também a partida na qual Kevin Durant se machucou logo no primeiro minuto e virou desfalque no Warriors pelas últimas semanas.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE